Segurança da Informação

Segurança da Informação

2018, Mar 19    

Quando se fala em segurança da informação nos vem logo na cabeça coisas como criptografia, protocolos de conexões, computadores, hackers e por ai vai. Todas estas coisas estão certas, porem tem muito mais coisas. A SI é uma área dentro da TI com proposito de gerenciar toda e qualquer informação importante que um indivíduo ou empresa possua, seja em sua forma digital ou não, temos como exemplo: uma pessoa responsável pelo departamento financeiro liberando o acesso a um desconhecido ao escritório do departamento.

Dentro da Segurança da informação temos três atributos principais que são: a confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Confidencialidade: esta regra diz que apenas as pessoas que tem permissão podem acessar a informação, seja ela digital, um documento ou acesso a uma sala por exemplo.

Integridade: a informação deve permanecer a mesma, estando ela em transação ou não. A empresa deve se assegurar que nenhum material de importância não seja alterado durante o trafego físico ou digital.

Disponibilidade: a informação sempre deve estar disponível a aquele que tem acesso legitimo, independente da circunstância.

Problemas

Os principais problemas que podem interferir na Segurança da Informação podem ser listados da seguinte forma.

  • Naturais: terremotos, incêndios, alagamentos e outros semelhantes.

  • Hardware e software: queda de energia, erro nos programas, atualizações com problemas ou vírus.

  • Causadas por pessoas: terrorismo roubo, acidentes, entre outros.

Devido a problemas como estes torna-se necessário a criação de um backup em ambientes físicos separados para melhor segurança.

Não se esqueça de compartilhar essa postagem com seus amigos e deixar seu comentário para me ajudar a melhorar a qualidade. Deem um like na pagina para me ajudar a publicar conteúdos novos diariamente.

-->