Programação Funcional

Programação Funcional

2018, Apr 03    

A Programação Funcional é mais um paradigma de programação, a diferença é que seu sistema de funcionamento é mais matemático que os orientação a objetos e estruturada.

Orientação a objetos é voltado a objetos e sua forma de ser processado pela pela linguagem em si. Na programação estruturada o código executa uma linha de funcionamento pré estabelecida na hora da codificação.

Quando se desenvolve de forma funcional não existe preocupação com o quê, quando e como ele vai fazer, mas sim em uma sequência de funções que estão ali para resolver o problema em questão.

Se você está achando que variáveis existem em todas as linguagens de programação “é melhor tirar o cavalinho da chuva” Como esse paradigma é baseado em funções matemáticas não há sentido de ter variáveis. Por exemplo em funções matemáticas como a fórmula de bhaskara o valor de a, b, c será o mesmo durante toda a execução do cálculo. tornando assim o resultado mais previsível para o processador. Normalmente quando programamos algo complexo com dezenas de variáveis é comum passarmos muito tempo tendo dor de cabeça tentando entender porque do erro e quando.

O troféu de velocidade vai para essas linguagens pois diferentemente das outras duas ela é capaz de rodar em vários processadores ao mesmo tempo e o processador pode prever o que irá acontecer.

A abstração usada nesse paradigma é bem semelhante ao da Orientação a Objetos. O trecho do código é reaproveitado quantas vezes se desejar.

Se gostou, ou não deixe o seu comentário e não esqueça de curtir a página allblog

Como tive problemas com uma das postagens anteriores, passarei a colocar as referências. fonte: medium

-->