qualidades do java

qualidades do java

2018, Mar 27    

Durante o meu curso de Tecnico em Informatica eu tive a oportunidade de utilizar a linguagem de programação Java para desenvolvimento de algumas atividades e isso me deu uma breve experiência sobre a linguagem eu gostaria de compartilhar com vocês hoje.

Java é uma linguagem orientada a objetos. Este é um de seus maiores fortes pois quem está iniciando na programação já entra direto em orientação a objetos e não tem tantos problemas futuros para migrar de paradigma como ocorre em outras linguagens como por exemplo Python que eu falei no post passado.

No Java existe a necessidade de definir o tipo da variável, isto é bom de certa forma pois não haverá problemas em confundiu o tipo da variável em algum ponto importante do programa.

No java o programa precisa ser compilado para poder ser executado, isso acaba com vários erros que poderiam ocorrer no sistema, também o arquivo compilado pode ser distribuído sem o perigo de incompatibilidade com o outro computador.

Outro ponto que eu acho interessante no Java são suas entradas e saídas de dados via linha de comando. Isto é importante em olimpíadas de programação pois vários valores pode ser inserido em uma única linha sem a necessidade de ficar utilizando métodos alternativos (gambiarras) para poder receber os valores, por exemplo você pode colocar uma matriz direto no programa sem se preocupar em colocar as linhas e colunas de cada vez.

Várias pessoas dizem que outra das vantagens de se usar o Java é sua compatibilidade ou similaridade com linguagens como C ou C++.

Vários programadores em Java se gabam do garbage collector pois o processo de limpeza de memória dizem ser mais eficiente que nas outras linguagens.

De acordo com alguns sites o Java pode ser dividido em várias classes e armazenadas independentemente tornando a utilização mais rápido pois nem todas as classes ficarão sendo usadas no momento.

-->