Entenda o Downclock

Entenda o Downclock

2018, Mar 28    

Com certeza você já deve ter ouvido falar em overclock em processadores, placa de vídeo e até nas memória, esse procedimento é feito principalmente por gamers que desejam aproveitar o máximo de seu hardware. Os fabricantes normalmente criam linhas de produtos próprios para se realizar overclock como é o caso da Nvidia e Intel.

Se você não possui uma refrigeração das melhores é normal que a peça de hardware comece a apresentar defeitos como lentidão ou reiniciamento constante. Esse problema pode ser causado também por um excesso de energia para a peça causando um aquecimento.

Quando não possuímos uma boa fonte de alimentação ou o processador está pedindo arrego e esquentando muito, uma boa alternativa seria trabalhar com o downclock. de acordo com Tecmundo a definição é:

Downclock é o método que altera a frequência de um componente computacional para um valor abaixo do padrão em que ele foi produzido. Em outras palavras, o procedimento consiste na redução do clock.

Quando se faz o downclock a placa mãe passa a enviar energia em menor quantidade para o hardware.

Estou tendo essa experiência com uma Orande PI pois a fonte de alimentação não está suprindo a energia para a placa. o processador começa a pedir energia para a placa e ela tenta mandar energia causando assim um gargalo e dando aquelas congeladas na execução dos programas.

Se você achou algum erro nesta postagem por favor deixe o seu comentário, se gostou então curta a página allblog.

-->