Black Mirror Chinês

Black Mirror Chinês

2018, Mar 21    

Para quem já assistiu Black Mirror deve se lembrar do episódio 1 da 3ª temporada em que as pessoas se avaliam o tempo todo e quem tivesse uma pontuação baixa era mal vista pela sociedade, ela não poderia andar em vários carros, viajar em vários voos ou entrar em vários lugares. As amizades se resumiam em status.

Resumo do Wikipedia:

Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente em uma escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconômico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento, na esperança de alcançar uma avaliação de 4.5 para se qualificar no desconto de um apartamento de luxo. Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, pois elas têm maiores impactos nas pontuações, e vê uma ótima chance de alcançar seu objetivo, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para ela ser dama de honra em seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados. Após uma série de contratempos no caminho do casamento que fazem suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela não precisa mais ir. Irritada, Lacie consegue chegar ao jantar de comemoração; ela pega o microfone e começa a dar o discurso que escreveu. Os convidados a avaliam negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças a tiram do local. Ela é colocada em uma cela e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida de seus olhos. Sentindo-se em liberdade, ela discute com um homem, sem se preocupar em ser avaliada.

Esse cenário para a maior parte das pessoas parece uma utopia mas segundo o site da BBC o governo chinês em parceria em parceria com algumas empresas estão trabalhando em um sistema de status. Em teoria isso seria para ajudar pessoas a melhorarem os hábitos ou prevenir que pessoas que causaram muitos problemas em um lugar possa causar em outro também.

Na pratica isso vai mais além porque o governo saberá o que você compra, onde você vai, com quem você se relaciona e outros. Caso a pessoa pense de forma diferente ao governo ela será barrada em vários lugares. A BBC também citou algo importante pois se a pessoa tiver filhos ou esposa eles também poderão sofrer retaliação do governo.

Fonte bbc

Se gostou ou achou que poderíamos melhorar em algo deixe o seu comentário e não se esqueça de curtir nossa pagina no facebook

-->