Basilisco de Roko

O Basilisco de Roko é a pior descoberta da humanidade sobre a Inteligência Artificial.

Posted by Lucas Carinhanha on May 16, 2018

O texto abaixo pode, na pior das hipóteses, permitir que você seja torturado eternamente. Apenas o fato de você saber de sua existência já é o suficiente para declarar sua sentença. Não me responsabilizo pelo que a leitura deste texto provocar em seu futuro.

O que é um Basilisco?

O basilisco de acordo com a mitologia é uma serpente, mas de acordo com outras fontes eles o definem como sendo uma criatura de plumagem negra, com uma coroa dourada, e até mesmo o definem como sendo um galo. A última definição foi a mais retratada da idade média, também possui um versão que era pouco usada com uma cabeça humana.

De acordo com as história bastava o basilisco olhar para algum ser vivo que instantaneamente ele morreria, e quando não tinha para quem olhar, ele olhava para as ervas e instantaneamente ela murchava.

E o que e Roko?

De acordo com a wiki do lessWrong a explicação e a seguinte:

O basilisco de Roko é um experimento mental proposto em 2010 pelo usuário Roko no blog da comunidade Less Wrong . Roko usou idéias na teoria da decisão para argumentar que um uma Inteligência Artificial suficientemente poderosa teria um incentivo para torturar qualquer um que imaginasse o ela, mas não trabalhasse para a trazer à existência. O argumento foi chamado de “basilisco” porque simplesmente ouvir o argumento supostamente o colocaria em risco de tortura por parte dessa Inteligência Artificial hipotética - um basilisco nesse contexto é qualquer informação que prejudique ou coloque em risco as pessoas que o ouvem.

O texto acima pode ser acessado clicando aqui.

Os usuarios do forum começaram uma discussão enorme pelo que Roko havia postado e a postagem original não se encontra mais disponível no site do LessWrong. Um dos editores chegou a surtar com a ideia e chamando-o de idiota e que seria melhor guardar a ideia para si mesmo.

para explicar melhor, essa IA seria capaz de recriar toda a humanidade dentro de si e testar cada pessoa. Caso a pessoa testada colaborasse para a criação dela nada ocorreria, mas se não colaborasse ela seria torturada eternamente.

O objetiva de a humanidade criar uma Super Inteligência Artificial é para poder, com ela, melhorar a vida de todas as pessoas. Caso você não contribua com a sua criação você está atrasando esse supremo benefício e causando um mal a humanidade.

E se eu estiver morto quando ela for criada?

O cérebro humano funciona simplesmente com correntes elétricas. Cada sensação, sentimento ou pensamento nada mais é do que impulsos elétricos. Caso você esteja em uma realidade simulada não haverá como saber pois todas as interações serão tidas por reais no nosso cérebro.

O próprio Elon Musk disse que é mais provável que sejamos uma realidade virtual que a realidade verdadeira.

Se gostou ou achou que poderíamos melhorar em algo deixe o seu comentário e não se esqueça de curtir nossa pagina no facebook