IOT - internet das coisas

É necessario estarmos familiarizados com essas tecnologias para que possamos nos manter ativos no mercado de trabalho futuro.

Posted by Lucas Carinhanha on March 20, 2018

Nada vem crescendo tanto no área de TI como a IOT (ou internet das coisas).

Para quem não sabe, a IOT é um conceito antigo mas com a evolução tecnológica dos últimos anos tornou-se possível colocar em pratica essa tecnologia. A internet das coisas consiste em interligar várias coisas de forma a “dar inteligência” a esta coisa ou conjunto.

Em países como o Japão está área já está bem desenvolvida, é comum ouvir histórias como: a pessoa sai do trabalho e já liga o ar-condicionado, cafeteira ou sei lá mais o que.

A Google e a Apple possuem seus dispositivos capazes de interagir com seus donos como assistente pessoal. Basta aguardar e ver se teremos uma assistente capaz de fazer a casa funcionar com nossa voz. A Xiaomi também traz o seu Mi Smart Home que é capaz de controlar iluminação, ligar/deligar aparelhos alerta de intrusos e mais.

A utilização da IOT torna-se necessária para grandes cidades e empresas para tornar mais fácil o gerenciamento do tempo. Pode haver mini estações meteorológicas espalhadas pela cidade, alerta de engarrafamento, vagas de estacionamento disponíveis e sua utilização não tem limite.

Para quem está iniciando nesta área pode se utilizar o Raspberry ou Arduino para desenvolver projetos de automação residencial ou projetos de hardware de alta complexidade desde acende uma lâmpada batendo palma até usar o controle da TV para tudo.

arduino

Não se esqueça de compartilhar essa postagem com seus amigos e deixar seu comentário para me ajudar a melhorar a qualidade. Deem um like na pagina para me ajudar a publicar conteúdos novos diariamente.