frameworks fron-end

Bons frameworks para quem está iniciando na vida de desenvolvedor web front-end.

Posted by Lucas Carinhanha on March 15, 2018

frameworks para front-end

Quando iniciamos no desenvolvimento web é comum pensarmos que utilizar framework é coisa de preguiçoso, mas com o passar do tempo quando já estamos atuando na área percebemos que não temos tempo para ficar fazendo as mesmas coisas na unha o tempo todo devido o prazo. Com este mesmo pensamento foram então criados os frameworks para agilizar o trabalho de melhor forma possível.

Temos disponíveis na internet frameworks aos milhares, porem alguns se destacam como alguns que iremos abordar hoje.

Bootstrap

O Bootstrap um dos mais utilizados (se não o mais). Ele tem como vantagem a enorme gama de documentos espalhados pelos quatro cantos da internet. Com a utilização de sistema de grids você pode fazer um único site que se adapta a uma tv de 50 polegadas como a um relógio sem ter “quebra no layout”. A sua utilização é bem simples, basta fazer o uso das classes corretamente e o seu elemento estará pronto. As desvantagens deste sistema é que ele irá se parecer com “meio milhão” de sites existentes mas isso não é o mais importante, ele é meio complexo para alteram as coisas de acordo com suas necessidades. bootstrap

Materialize

O segundo é um dos meu preferidos. O materialize é um framework baseado no Material Design do Google mas com uma boa documentação. Suas vantagens são sua beleza, pois o sistema e muito atraente visualmente. O seu sistema de grid é de fácil utilização e possibilita criar 12 colunas que se adaptam a diferentes tamanho de telas e mais uma vantagem é que para usuários android e chrome o design se adequa bem dando a sensação que é um app nativo. A desvantagem é a mesma do bootstrap (recomendo-vos que aprendam a usar sass).

exemplo materialize

jekyll

Esse framework ele e capaz de criar o site inteiro para você. Com a utilização de poucos comandos pelo terminal ou cmd você pode criar um site com direito a tudo o que ele tem. Aqui no site eu utilizo ele. Sua hospedagem pode ser feita no github pages. Caso você use o Windows de uma olhada aqui , mas se você for como eu e usa Linux basta clicar aqui.

A desvantagem é a dificuldade para alterar o layout, mas esse problema pode ser resolvido com os temas aqui e aqui jekyll

CKEditor

Esse framework é excelente para quem quer criar um campo de texto para colocar no site, ele conta com várias ferramentas como alinhar, negrito, itálico, sublinhado, cor, inserir imagens, e por ai vai. ckeditor

O mais importante

Não cabe a mim dizer que um framework é bom ou ruim, cada um atende a um proposito. Muitos deles podem não servir para mim mas par outras pessoas serem insubstituíveis como é o caso do jekyll que estou usando aqui no site.

Não se esqueça de compartilhar essa postagem com seus amigos e deixar seu comentário para me ajudar a melhorar a qualidade. Deem um like na pagina para me ajudar a publicar conteúdos novos diariamente.