Ciência ou Engenharia da Computação

Se você pretende entrar em uma faculdade de TI ou não sabe a diferença basica entre esas faculdades não deixe de conferir essa postagem.

Posted by Lucas Carinhanha on March 12, 2018

Engenharia da Computação ou Ciência da Computação? Para esse primeiro post aqui do Site eu decidi falar sobre uma das maiores dúvidas de quem está pretendendo entrar em uma faculdade e não sabe se escolhe Engenharia ou Ciência da Computação. Existem poucas diferenças nesses cursos, porem as diferenças são marcantes.

Engenharia da Computação é um curso de bacharelado com duração de quatro a cinco anos de duração, o objetivo desses profissionais e desenvolver projetos de peças de hardware para computador, automação, robótica, etc. Esse profissional precisa ter habilidade de resolver problemas.

Ciênciada computação por sua vez é o trabalho no lado do software e teorias, esse curso tem muita matemática mesmo, caso você não goste tanto de matemática e física é melhor manter distância desse curso, outra coisa é que esse profissional precisa é de criatividade para para desenvolver projetos novos.

Um exemplo clássico das diferenças entre as duas matérias pode ser entendido da seguinte forma:

O Cientista da computação faz o projeto teórico de um GPS(desenho) e o Engenheiro da computação faz o projeto mais prático (planta da casa). Não podemos confundir o setor de atuação dos cursos. A grosso modo engenheiros e cientistas da computação podem ser comparados com engenheiros civis e o programador como o pedreiro. Se você acha que o foco desses cursos é programar, você está parcialmente enganado, há matérias de programação, mas o foco é projeto.

Engenharia de software

Mas se você que fazer uma faculdade de engenharia e programar(mesmo que não seja o principal foco) você pode escolher o curso de bacharel em engenharia de software que é semelhante ao de ciência da computação mas sem todo o rigor de cálculos.



Não se esqueça de comentar par nos ajudar a criar novos conteudos.